quarta-feira, 4 de maio de 2011

justiça confirma: corretor é avaliador



O corretor de imóveis foi confirmado como avaliador imobiliário através de sentença da Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (DF). A decisão vai contra o pleito do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Economia (Confea) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape). As duas entidades tentavam impedir, na Justiça, que os corretores de imóveis emitam parecer de avaliação mercadológica de propriedades.
 
De acordo coma  decisão proferida pelo TRF, as atividades previstas no artigo 3º da Resolução Cofeci nº 1066/2007, que normatiza a avaliação de imóveis realizada por corretores imobiliários, não necessitam de formação específica na área de engenharia, arquitetura ou agronomia, pois estão relacionadas à área de atuação e de conhecimento do corretor de imóveis.
 
“Essa sentença  é mais um passo importante no caminho para o reconhecimento definitivo do direito e da competência dos corretores de imóveis de realizarem avaliações de mercado”, afirma o presidente do Creci-RN, Waldemir Bezerra. Ele destaca que o Cofeci criou o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, que inclui corretores que realizaram um cursos específico para se qualificar como avaliadores. A lista completa desses profissionais está disponível no site do Cofeci

Nenhum comentário:

Postar um comentário