terça-feira, 19 de abril de 2011

Não se resolve um problema no mesmo nível que ele foi criado”, e “Nada acontece até que algo se mova” duas afirmações de Einsten

"Toda manhã, na África, uma gazela acorda. Ela sabe que deve correr mais que o leão mais rápido ou será morta. Toda manhã, na África, um leão acorda. Ele sabe que deve correr mais rápido que a gazela mais lenta ou irá morrer de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela; quando o sol nascer, é melhor começar a correr."



As pessoas deixam de agir porque confundem a palavra difícil com a palavra impossível. Não é impossível para você mudar de ocupação agora; é apenas difícil. Não é impossível você mudar para outra cidade agora; é apenas difícil. Ser difícil é o que dá valor a um objetivo. Tudo que vale a pena conquistar é difícil.
Como seres humanos, é melhor que também comecemos à correr assim que o sol nasce se quisermos que nossa vida tenha algum significado. Uma vida sem estresse soa mto bem na teoria, mas na realidade a vida requer essa tensão. Assim como com os animais, a vida é uma competição. Estamos sempre disputando com outros seres humanos: Competimos por uma possível esposa, pela vaga de emprego, pela posição no time de futebol. E a competição vai favorecer aquele com os melhores resultados, e não com as melhores idéias.



O melhor dia é hoje
Existem dois tipos de ação: proação e a reação. A proação lhe dá controle da situação desde o início. A reação é uma tentativa de ganhar o controle de uma situação cujo controle você não tem.
A reação é defensiva por natureza, e parte necessariamente de um ponto em repouso. Esse repouso simboliza a ausência de ação, e é por isso que ela normalmente gera consequências negativas por negligência.

A verdade é: O melhor dia para agir é hoje. Não existe sucesso na homeostasia. Não existe sucesso na resistência à mudança. A mesma resistência que impede que sua situação piore, é aquele que impedirá que sua situação melhore. Ninguém pode prever todos os problemas que irão acontecer. Nenhum início é funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário