terça-feira, 19 de abril de 2011

A casa deve ser o espelho de seus moradores.

    Não se pode habitar um lugar que pareça totalmente alheio ao que somos. Para ele transmitir acolhimento e bem-estar, é preciso haver personalidade. Por isso, todo projeto de decoração deve partir dos desejos e das necessidades de cada um, aliado com o orçamento disponível.
• Ambiente - Primeiro passo: estudar o espaço, definir áreas e distribuição dos móveis, planejar uma circulação confortável e aproveitar a luz.
Obras de arte não precisam combinar com nada, mas é importante que estejam agregadas à arquitetura e recebam iluminação adequada. Portanto, decida ainda na fase do planejamento quais serão os quadros, as esculturas e os outros objetos usados, já determinando sua localização.

• Pisos e Tetos - Comece pela colocação dos pisos. Vale lembrar que esse é um item bastante influente na decoração. Para não correr riscos, a melhor alternativa são os tons neutros, que competem menos.
Também nessa fase entra a instalação do gesso no teto. Saiba que sancas e desníveis diminuem visualmente o espaço. Por outro lado, deslocar o forro da parede ou criar cortes para vazar a iluminação costuma gerar efeitos interessantes.
Depois de instalado, o forro recebe a marcação dos pontos de luz. Você não precisa saber exatamente o modelo dos móveis, mas o tamanho e a localização são essenciais. Assim os fachos dirigidos de luz vão coincidir com o projeto.

• Marcenaria - Assim como o ambiente, também a marcenaria deve ser estudada de acordo com a função. Saber o que será guardado ou exposto, a quantidade e até o peso faz toda a diferença. Uma estante destinada apenas a objetos decorativos não tem nada em comum com um móvel usado como biblioteca.

• Cores - Cuidado com as cores. Para um bom resultado visual, elas devem apenas pontuar a decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário